NECROPHOBIC – “HRIMTHURSUM”

NOTA INSIDE: 17/20

Regain Records 2006

“Hrimthursum” marca o esperado regresso de uma das mais interessantes bandas do panorama Death Metal actual. Para este factor contribuiram os álbuns de culto “The Nocturnal Silence” de 93 e “Darkside” de 97.

Após um hiato de 3 anos provocado pelo falhanço que foi “The Third Antichrist” editado via Black Mark Productions em 99, os Necrophobic ressurgiram em força com o poderoso “Bloodhymns” (2002).

Contudo estes suecos tornaram a desaparecer, editando entretanto apenas um EP ao vivo em 2003 via nova editora, desta vez a Hammerheart. Complicações com esta nova editora, levou-os a permanecer na sombra por mais 3 anos, até que finalmente é lançado este “Hrimthursum” agora pela reconhecida Regain Records.

Pelo tempo de espera nota-se que o conjunto não esteve parado e evoluiu bastante desde 2002. Os Necrophobic estão agora melhores a todos os níveis. A produção é notóriamente melhor do que anteriormente, as músicas estão melhor estruturadas e bem compostas, algo que no passado constituia um verdadeiro problema (ver “The Third Antichrist”). “I Strike With Wrath” e “Blinded by Light, Enlightened by Darkness” são dois belíssimos exemplos do Death-Black Metal topo de gama. Aliás , arrisco dizer que “Hrimthursum” é até agora o melhor álbum de Death-Metal do ano a par de “Disintegrate” dos Zyklon, e embora aproxime-se a edição da nova proposta dos Vader, figurará de certeza na lista de obrigatoriedades desta temporada.

Em suma, os Necrophobic têem tudo para agora usufruir de uma vida artística mais estável e regular em termos de lançamentos.

www.necrophobic.net

Autor: Paulo Figueiredo