Bon Jovi – explosivos no Rock In Rio

A actuação da banda foi uma das melhores até à data.

Os Bon Jovi actuaram no Rock In Rio, no dia 31 de Maio, numa interpretação, no mínimo, explosiva, surpreendende e memorável, criando a maior empatia, até à data, com o público presente no Rock In Rio 2008.

A apreensão era grande para receber os Bon Jovi na cidade do rock, situada do Parque da Bela Vista.
Passados mais de 15 anos desde a última actuação em Portugal, no Estádio de Alvalade, os Bon Jovi regressaram ao nosso país com uma força muito superior àquela que já nos apresentaram anteriormente. Talvez por terem estado tanto tempo ausentes, o público português já tivesse esquecido a sua performance em palco e alguns dos grandes sucessos desta grande banda de rock que conta já com 25 anos de carreira.
Os Bon Jovi eram mesmo a cabeça de cartaz desta noite na cidade de Lisboa. E foram.
A noite não estava tão quente como Jon Bon Jovi gostaria, no entanto o calor transmitido pelo público foi suficiente para tornar a noite quente e explosiva de sentimentos que pensávamos já não existirem.
A explosão, essa, foi do primeiro ao último segundo da estada dos Bon Jovi no Palco Mundo da cidade do Rock In Rio.
Com uma estreia no Festival Rock In Rio, os Bon Jovi iniciaram a explosão com “Lost Higway”, um homónimo do último álbum editado em Junho de 2007.

O olhar de Jon Bon Jovi conseguiu “tocar” em mais de 90 mil pessoas que marcaram lugar no recinto, em pé, desde o início da tarde e não arredaram um passo para poderem assistir à actuação da banda o mais próximo possível.
A felicidade durante a actuação da banda estava espelhada em Jon Bon Jovi e a excelente forma física que mantém, não abrandando o ritmo por um segundo do espectáculo, foi mais do que evidente.
Houve mesmo quem comentasse entre o público: “é agora que vem uma balada para acalmar o ritmo”, mas a verdade é que o ritmo do concerto foi todo ele a 200{d83f5dc29ffae28d4e21492f0c0236626ff76aebb0cfc4f2f520cad95737ef9c} marcando a surpresa por parte de quem assistia.
“Born to Be My Baby” foi o segundo tema da noite ao qual o público respondia com gritos e aplausos sem interrupções. No final da música, Jon fez uma pergunta: “Are You Ready? Scream With Me”.
Era a euforia instalada na cidade do rock. E continuou, com as interpretações de “You Give Love a Bad Name”, “Always” e “I’ll Sleep When I’m Dead”.
Talvez dedicada aos fãs mais antigos da banda, “Runaway” e “Bad Medicine” fizeram parte do alinhamento deste espectáculo.
Os Bon Jovi foram a banda que, até à data, criaram uma maior empatia com o público, mantendo vivos cada um dos presentes no recinto da Bela Vista.
A certa altura do concerto, Jon Bon Jovi abandonou o palco para se juntar à multidão que o aplaudia desde o primeiro minuto em palco. A euforia que parecia não poder ser mais, atingiu o seu auge.
As fãs, essas, tentavam saltar o gradeamento de protecção, no entanto a segurança estava muito próxima das grades para permitir a aproximação. Mas eis que, num momento de distracção, uma fã consegue escapar ao olhar da barreira de seguranças e, do lado esquerdo do palco, saltou as grades de protecção, subiu ao palco com dois seguranças a tentarem alcançá-la, sem sucesso, e quando alcançou o palco a jovem caiu. Quem estava a observar, primeiro ficou apreensivo pela queda da adolescente mas de repente, a jovem levanta-se, sem parecer estar magoada e tenta chegar novamente a Jon. Infelizmente, o segurança alcançou-a antes da adolescente conseguir tocar no seu ídolo, desmaiando assim que o segurança a colocou nos ombros. Tudo isto aconteceu de forma tão rápida que Jon Bon Jovi, que cantava de costas para o público, não se apercebeu de nada prosseguindo, eufóricamente, a actuação.
Enquanto as fãs ainda se compunham da presença de Jon perto do público, o espectáculo continuou com “It’s My Life”, “Keep the Faith”, “I’ll Be There for You” e “Blaze of Glory”. Entre o público, encontrávamos fãs a chorar, a gritar, ansiosas e impacientes para poderem alcançar Jon ou para que pudessem captar o seu olhar em sua direcção por algum motivo.
Entre as interpretações escolhidas para a noite de 31 de Maio, os Bon Jovi surpreenderam com duas versões: uma de Duffy, “Mercy”, e “Start Me Up” dos Rolling Stones.
Depois de sairem, a primeira vez de palco, os Bon Jovi regressaram, com fogo de artifício a anunciar que o espectáculo estava prestes a chegar à meta, para um acerto final com os temas “Someday I’ll Be Saturday Night” e “Wanted Dead or Alive” deixando após estas duas interpretações o público e as fãs à espera de um novo regresso que não aconteceu.
No entanto, o público parecia não estar convencido de que a banda não ía regressar e não arredou passo mesmo depois de ser tocada a música oficial do Rock In Rio, a indicar, portanto, que a banda não ía voltar ao palco.
O público presente na noite de 31 de Maio no recinto da cidade do rock, saiu da Bela Vista, com a certeza que tinha passado por ali um espectáculo a sério. Verdadeiro.
Quem quiser assitir a mais um concerto da banda terá que se deslocar a outros países por onde vai continuar a digressão, iniciada em Outubro passado, para apresentação do novo registo dos Bon Jovi.

Autor: Marisa Antunes