Cidade do Rock está quase pronta

A15 dias do início do Rock in Rio-Lisboa

A organização do Rock in Rio-Lisboa 2006 apresentou dia 10 as infra-estruturas da nova Cidade do Rock bem como toda a envolvente necessária para a realização do maior evento de música e entretenimento do mundo…

…Com abertura prevista dentro de duas semanas, a 26 de Maio, o público vai ficar a saber tudo o que pode encontrar neste autêntico parque de diversões onde a festa e a alegria são o mote!

Pela segunda vez consecutiva, o espaço único do Parque da Bela Vista, em Lisboa, com 200 mil metros quadrados, foi o local escolhido pela organização para receber os cinco dias de festa onde a estrela é o público. Acessos, estadias, alimentação, segurança, saúde, luz, som e serviços de apoio, tudo tem que estar a funcionar em pleno para que nada falte neste grande evento. A Cidade do Rock já está quase preparada!

Muito para além da música, a organização do Rock in Rio-Lisboa 2006 preocupa-se em oferecer um espaço que o público possa usufruir com conforto e qualidade ao longo dos 5 dias. Com abertura às 15:00, a Cidade do Rock só fecha as portas quando terminar a actuação do último DJ na Tenda Electrónica, por volta das 04:00.

A Cidade do Rock é um espaço de festa com actividades e muita alegria, com um total de 53 bandas e artistas. Para entrar basta adquirir o bilhete por 53€, ou apenas 25€ + 1500 pontos do cartão BP Premier Plus nos postos BP aderentes. O valor do ingresso dá direito a utilizar todas as diversões, assistir aos espectáculos e passar um dia animado. Convém levar mais algum dinheiro para alimentação, bebidas e, quem sabe, para fazer compras numa das 30 lojas da zona comercial. Uma verdadeira cidade onde não vai faltar nada!

Acessos e Transportes
Não há dúvida que a melhor forma para ir ao Rock in Rio-Lisboa são os transportes públicos. Resultado de muitas reuniões de planeamento com a CML, Protecção Civil, PSP- Divisão de Trânsito e as principais empresas transportadoras – Carris, CP, Fertagus, Metropolitano de Lisboa e Táxis – numa operação comparável apenas com a edição de 2004 do evento – estão cobertos todos os acessos através de transportes públicos mesmo nos horários fora do normal. Também a EMEL foi envolvida nesta mega-operação que tem um único objectivo: que os milhares de pessoas que se vão divertir à Cidade do Rock o possam fazer com conforto e segurança.

Para além dos transportes públicos convencionais, existem ainda transportes especiais decorrentes de iniciativas de parceiros. É o caso, por exemplo, da CP – com o RockCard CP – e da própria BP, com a “Caravana do Rock BP Gás”, através da qual a BP vai oferecer aos clientes das garrafas BP Gás um total de 230 viagens de ida e volta a 5 pontos do país.

A organização e as empresas de transportes públicos chamam a atenção das pessoas para que adquiram os seus bilhetes de transporte de ida e volta com antecedência para evitar as grandes filas na saída, principalmente no Metro, nos dias do evento.

Visão Geral da Cidade do Rock
Ao passar o já conhecido pórtico da entrada que representa os gráficos de um sintetizador, e cuja dimensão permite a entrada de 300 pessoas por minuto, chega-se à Cidade do Rock, onde todos os dias vão decorrer várias iniciativas, algumas delas em paralelo:

• HotStage: para aquecer o público para um dia em cheio, o HotStage começa as suas actuações logo às 16:30. Com três bandas por dia, os cabeças-de-cartaz apresentam-se às 19:40.

• Palco Mundo: talvez um dos mais famosos palcos do mundo, é aqui que, entre as 19:00 e a 1:30 vão passar 21 das mais famosas bandas e artistas da actualidade nacional e internacional. Excepção para o primeiro dia – com a cerimónia de inauguração marcada para as 18:00 – e para o último dia, que conta com mais uma actuação, começando às 18:00 e terminando por volta das 2:30.

• Tenda Electrónica: Logo pela sua cenografia, esta tenda destaca-se dos demais espaços. São 5 mil metros de tubos que, juntamente com a energia das luzes e do som vão dar vida à tenda dedicada à música electrónica. Das 20:30h às 4h horas, dentro e fora da tenda, o alinhamento faz prever que centenas de pessoas vão prolongar a festa na Cidade do Rock pela noite dentro;

• Zona Radical: em 2006 a organização traz uma grande novidade ao evento: neve verdadeira! No local haverá monitores qualificados, bem como equipamentos disponíveis para qualquer pessoa se divertir na pista de neve, com workshops de snowboard e ski e, ainda, bóias para escorregar. Para além desta actividade, os mais corajosos vão poder escorregar os 180 metros de slide, mesmo em frente ao Palco Mundo, por cima do público! Sem dúvida, uma das perspectivas mais originais do evento;

• Zona Comercial: 30 lojas com os mais variados produtos, desde restauração alternativa até… cortar o cabelo!;

• Tenda VIP Millennium bcp: Espaço privilegiado, com acesso reservado para 1.500 pessoas por dia, para quem adquiriu o bilhete VIP, patrocinadores e convidados oficiais. Esta área com ar condicionado terá ainda um catering requintado e a Área Prestige, para clientes muito especiais do Millennium bcp.

Bares e Alimentação (ver anexo “Tabela de Preços”)
A Eurest, empresa com provas dadas no mercado nacional, foi a empresa escolhida como catering oficial e exclusivo do Rock in Rio-Lisboa, ficando responsável pelo abastecimento da alimentação para quatro públicos diferentes: os membros da produção do evento, os artistas, o público da Tenda VIP e o público em geral.
No total, prevê-se que a Eurest seja responsável pelo fornecimento de mais de 500 mil refeições ao longo dos seis dias do evento. A importância da qualidade e a garantia dos preços praticados na Cidade do Rock serem adequados ao mercado, foram duas das grandes premissas para a contratação desta empresa. Sanduíches, hambúrgueres, cachorros, pizzas, bifanas, salgados e sopa são alguns dos itens disponíveis nos 6 bares situados na Cidade do Rock. Para além desta oferta de base, haverá ainda espaços de restauração em algumas das lojas do Centro Comercial.

Segurança
Considerando o conceito na base do Rock in Rio-Lisboa 2006 – um evento dirigido a toda a família – o Plano de Segurança é fundamental para a organização do evento. Integrando várias forças de intervenção nesta área – Polícia de Segurança Pública, Prosegur – empresa privada de segurança -, Protecção Civil, INEM, bombeiros, etc. – o Plano prevê a mobilização de mais de mil profissionais envolvidos na operação no exterior e no interior da Cidade do Rock. Logo nos acessos, todas as pessoas, sem excepção, deverão ser submetidas a um controlo de entrada através de vistorias personalizadas.

Quando se trata de um evento com estas características, a segurança é um aspecto que passa pelos mais pequenos detalhes (limpeza, preços praticados, iluminação, conveniências colocadas à disposição do público…) uma vez que um público satisfeito e divertido é naturalmente mais ordeiro.

Saúde
Devido à dimensão do Rock in Rio-Lisboa, quer em termos geográficos, quer em termos humanos, o Plano de Saúde do evento resulta de uma colaboração inter-institucional rigorosa entre importantes instituições na área da saúde em Portugal, em particular na região de Lisboa. Desta forma, foi desenvolvido o maior plano de saúde jamais elaborado em Portugal para eventos desta natureza, contando com a participação das seguintes instituições:
– Administração Regional de Saúde – Sub-Região de Saúde de Lisboa
– Câmara Municipal de Lisboa
– Gabinete Municipal da Protecção Civil
– Instituto da Droga e Toxicodependência
– Instituto Nacional de Emergência Médica

Os objectivos deste plano passam pela promoção de saúde e prevenção da doença em toda a Cidade do Rock e por uma eficaz actuação em todo o tipo de ocorrências na área da saúde, sejam emergências ou não. Daí a sua abordagem nas vertentes de Saúde Pública e de Emergência Médica.

Em termos práticos, a Cidade do Rock vai contar com um sistema integrado de emergência médica da responsabilidade do Instituto Nacional de Emergência Médica que conta com vários postos de emergência, equipas móveis, ambulâncias, motos-quatro, etc., envolvendo cerca de meia centena de recursos humanos especializados – Médicos, enfermeiros e técnicos de emergência com experiência em emergência pré-hospitalar, psicólogos e diversos elementos de logística, comunicações, etc.

Higiene
Saúde e Higiene são duas áreas intimamente ligadas. Para garantir a higiene e saúde pública no recinto, haverá uma equipa de limpeza com cerca de 400 elementos, responsáveis pela limpeza permanente do terreno. No que diz respeito à higiene pessoal, estarão disponíveis mais de 500 casas de banho químicas, 30 delas equipadas para receber pessoas com mobilidade reduzida.

Equipa
A equipa envolvida na organização do Rock in Rio-Lisboa 2006 tem vindo a aumentar exponencialmente desde o início do projecto, em Maio de 2005. No recinto serão mais de 8 mil as pessoas credenciadas para permitirem que o evento se realize, entre produção, fornecedores, comunicação social, artistas e respectivas equipas, patrocinadores e voluntários. Mas como o evento vai muito além da Cidade do Rock, estima-se que, no total, envolva 10 mil empregos directos.

Comunidade envolvente
Dada a dimensão do evento, que implica movimentações cerca de seis meses antes da sua concretização, é muito importante a relação com a comunidade envolvente, neste caso, com a Junta de Freguesia de Marvila e com os moradores do Bairro da Flamenga. Para além de facultar ingressos à população limítrofe, a organização, em conjunto com a Junta de Freguesia, desenvolveu vários passatempos que visam o envolvimento dos jovens e também dos idosos. Exemplo disso é o passatempo de permite seleccionar as melhores quadras para passarem nos ecrãs do Rock in Rio-Lisboa 2006 e a presença dentro do recinto de autocarros multimédia equipados para dar formação em informática.

Rock in Rio-Lisboa 2006
O Rock in Rio-Lisboa 2006 vai ser um evento de 5 dias cheios de emoções entre o grandioso “Palco Mundo” – onde vão actuar alguns dos maiores nomes da música internacional; a “Tenda Electrónica” – com sets dos mais reconhecidos DJ’s e VJ’s nacionais e internacionais; o “Hot Stage” – onde se vai poder assistir aos concertos de bandas altamente promissoras; o “Espaço Kids” cheio de actividade para as crianças; o “Espaço Radical”, com uma pista de neve verdadeira e workshops de snowboard; e a requintada “Tenda VIP” com ar condicionado, catering e outras opções de conforto.

Ao longo dos dois fins-de-semana – 26 e 27 de Maio e 2, 3 e 4 de Junho – Lisboa vai receber alguns dos maiores nomes da música nacional e internacional. Só para o Palco Mundo estão já confirmados: Shakira, Jamiroquai, Ivete Sangalo e D’zrt – 26 de Maio; Guns n’ Roses, The Darkness, Xutos & Pontapés e Pitty – 27 de Maio; Roger Waters, Carlos Santana, Rui Veloso e Jota Quest – 2 de Junho; Red Hot Chili Peppers, Da Weasel, Kasabian e Orishas – 3 de Junho; GNR, Sting, Anastacia, Corinne Bailey Rae e Marcelo D2 – 4 de Junho.

Site oficial do Rock in Rio-Lisboa: www.rockinrio-lisboa.sapo.pt

Foto: “Agência Zero”.

Autor: inside