Communic – Waves of Visual Decay

Nota Inside: 18/20

Mais directo, mais poderoso e mais pesado. Tudo formas de catalogar este fabuloso sucessor de “Conspiracy in Mind”.

De vez em quando aparecem bandas assim, inspiradas e geniais, prontas a conquistar o mundo com a sua música apaixonantemente viciante. Os suecos Communic foram considerados em 2005, por muitos, como a melhor estreia do ano com o álbum “Conspiracy in Mind”, cuja sonoridade se situava entre uns Nevermore e uns Dream Theater. De facto foi a demasiada influência destes conjuntos que retardou a afirmação dos Communic na cena, pelo menos até este disco aparecer.
Mais directo, mais poderoso e mais pesado. Tudo formas de catalogar este fabuloso sucessor de “Conspiracy in Mind”.
A tendência demarca-se logo com a faixa inicial “Under a Lumionus Sky” cuja estrutura é feita de riffs simplesmente brilhantes, e de notar que a faixa tem cerca de nove minutos de duração. “Frozen Asleep in The Park”, é provavelmente a melhor malha do álbum. Com um inicio soft, a música explode para um refrão do melhor que ouvi nos últimos anos.
“Watching it All Disappear” é uma power ballad de grande sentimento e outro momento alto do disco. De reparar a exímia produção a cargo de Jacob Hansen, que permite seguir qualquer instrumento que queiramos de forma nítida e eficaz, mas sou incapaz de não apontar a cirúrgica captação de bateria de Tor Atle Andersen cuja prestação é algo de fenomenal.
“Fooled By The Serpent” e “Waves of Visual Decay” permitem avaliar a grande capacidade deste trio em canções maioritariamente decorridas em mid-tempo. “My Bleeding Victim” é talvez o tema mais pobre, mas capaz de surpreender ao fim de várias audições tornando-se no sleeper de serviço, costume nos grandes álbuns.
“At Dewy Prime”, a última faixa, faz regressar os elementos mais agressivos dos Communic e finaliza de forma perfeita uma das mais completas obras metalizadas de 2006.

www.communic.org
www.nuclearblast.de

Autor: Paulo Figueiredo