CYPRESS HILL

Musica que é baseada no cenário que vêm das ruas

Já ouve alguém que afirmou que a música HIP-HOP e RAP é real e é uma música de expressão cultural…

CYPRESS HILL IV
… que reflete a realidade desse meio.
Musica que é baseada no cenário que vêm das ruas não pode ser “plástica” ou “fabricada”, e os Cypress Hill são exemplo disso mesmo.
Veteranos neste tipo de som, esta banda conta já com alguns anos daexistência no activo, mais precisamente desde o lançamento da sua primeira demo em 1990, que desde então a banda C.H. não tem parado de lançar registos em nome próprio ou com os membros da banda envolvidos em outros projectos paralelos.
Longe vão os tempos dos êxitos como “Insane in the Main Brain “ ou “How to Kill a Man”, êxitos esses rodados insistentemente em “Prime Time” na MTV e com um destaque substancial, pois nesse ano os C.H. além de participarem no “Lollapalooza Festival” e actuarem no “Woodstock summer`s” com o novo membro (na altura 94) Eric Bobo dos Beastie Boys (percussionista) os C.H. foram categorizados como o melhor grupo RAP na Rolling Stone Music Awards – Anual, prémio concedido pelos leitores e críticos respectivamente.
.Apologistas ao consumo de erva a 100{d83f5dc29ffae28d4e21492f0c0236626ff76aebb0cfc4f2f520cad95737ef9c}, estes demonstram esta sua faceta ou preferencia através dos seus álbuns e letras que estão cheios de referencias ao consumo desta, como prova disto mesmo os C.H entraram na participação duma compilação com um tema cedido, denominado, ”I wana get high” para a Capricorn, editora que editou esse disco chamado “Hempilation”, que tinha como objectivo arranjar fundos para uma organização de caridade para com os animais e também para a organização N.O.R.M.L.(National Organitization to Reform Marijuana Laws), resta apenas dizer que a revista High Times Magazine patrocionou todo o evento.
Surge agora em 1998 após quatro anos volvidos o álbum denominado simplesmente IV produzido por DJ. Muggs dos Soul Assasins este álbum apresenta-nos as habituais e características vocalizações Rap-Hip-Hop, dos C.H em que a batida Hip-Hop é fundamental, constante e de direito próprio deles, esta desenvolve-se ao longo do álbum com um encadeamento perfeito, e faixa após faixa, existe sempre uma linha condutora ténue e invisível, permitindo assim uma ligação entre musicas sem nunca haver uma quebra de homogeneidade no disco inteiro.
Por vezes mais rápida ou por vezes mais lenta e cadenciada a batida é parte integrante do disco que contém referencias cosmopolitas constantes , seja de diálogos circunstanciais dos membros da banda transpostos para o C.D. seja excertos de programas de T.V. (como noticiários, anúncios etc.) tudo é valido para reflectir o meio citadino envolvente dos C.H, em que estes se movem, para contarem as suas letras, historias, ou pontos de vista.
O álbum abre com um dialogo entre eles e logo de seguida entra o Hip Hop, que conta com a participação de uma guitarra ligada ao pedal “wah-wah” para dar a união perfeita entre a batida o baixo e vocalizações, por vezes temos ambientes de guitarra mais jazzy, ou simplesmente uma nota tocada para marcar a sua presença.
A utilização de samples não é novidade para os C.H. por exemplo estes servem para dar o toque hispânico a faixa “Tequila Sunrise”, do qual o vidio já anda ai a rodar.
Para criar os sons atmosfericos ambientais, algo de sombrios e nublosos,(pois o hip hop dos C.H não é de modo algum comparavel com o hip hop do “mainstrem”), os C.H utilizam samplagems de notas soltas de piano, violinos ou só samplagems habituais de sons caracteristicos de Rap Hip Hop, estes tem apenas como função o enquadramento musical do genero.
O baixo é peça fundamental do puzzle sonoro deles acompanhando a musica duma forma quase organica e natural, ou deveria dizer “Cool”!?!?.
Para o vidio “Taquila Sunrise”,que insere uma remix em espanhol do latino Hip Hop Fat Joe escolheram Kevin Kerslake para direcção e produção do vidio que é sobejamente conhecido pelos seus trabalhos com bandas como S.P. OFFSPRING ou NIRVANA.
Já agora para quem não sabe o nome CYPRESS HILL foi tirado duma avenida que é uma rua do centro sul de L.A., sitio onde os C.H. vivem, e como não podia deixar de ser o rotúlo “PARENTAL ADVISORY EXPLICIT CONTENT” esta na capa do disco, bem visivél para as pessoas mais susceptiveis…

Vasco Miguel

Autor: inside