Dias Contados estreia na Sala Online do D. Maria II esta semana

 Dias Contados, de Elizabete Francisca, estreia na Sala Online do D. Maria II esta sexta-feira, dia 19, onde ficará em cena até dia 5 de março. O espetáculo que, por consequência da pandemia, não pode ser apresentado no Teatro Nacional D. Maria II, estará agora disponível online, num registo em alta resolução e multicâmara.

Com interpretação de Julia Salema e Vânia Rovisco, Dias Contados tem como tema a crise habitacional que se vive em muitas cidades e que não é mais do que uma luta de classes. Neste espetáculo, Elizabete Francisca olha para a realidade de quem perde a sua casa, para, através de gestos, imagens e palavras, procurar restituir um olhar sobre as ideias de comunidade, território e pertença.

E porque semanalmente há uma nova estreia na Sala Online, na próxima semana, a 26 de fevereiro, é a vez de Sopro, de Tiago Rodrigues, chegar a esta sala virtual. Estreado em 2017 no prestigiado Festival de Avignon, em França, Sopro foi já apresentado centenas de vezes em várias partes do mundo, tendo sido descrito pelo jornal Le Figaro como “uma homenagem vibrante ao teatro e àqueles que o fazem”. Neste espetáculo, Cristina Vidal, ponto do D. Maria II, guardiã de uma profissão em vias de extinção, surge pela primeira vez sob os holofotes, acompanhada por cinco atores e centenas de fantasmas, para evocar as histórias reais e ficcionais de um teatro em ruínas. Sopro poderá ser visto na Sala Online de 26 de fevereiro a 12 de março.

A Sala Online do D. Maria II estreia um novo espetáculo a cada sexta-feira. Cada peça fica em exibição online durante duas semanas e o acesso tem um custo de 3€. Atualmente, para além de Dias Contados, é ainda possível assistir a Fake, de Inês Barahona e Miguel Fragata (disponível até dia 19 de fevereiro) e Última Hora, uma encenação de Gonçalo Amorim a partir de um texto original de Rui Cardoso Martins.

No âmbito da iniciativa D. Maria II em Casa, é também possível assistir gratuitamente a mais de 20 histórias para a infância, contadas por vários atores, na Salinha Online. Um espaço desenvolvido a pensar nos mais pequenos, a Salinha Online é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e do Grupo Ageas Portugal. Todas as semanas, há também uma nova conversa sobre os bastidores, histórias e saberes do Teatro, no projeto Corrente de Transmissão. No próximo domingo, dia 21 de fevereiro, estreia no Youtube do D. Maria II o 4º episódio desta corrente, que juntará à conversa as atrizes Lúcia Maria e Nadezhda Bocharova.