Disponível exclusivamente nas plataformas digitais

Jacinta e Joana Gil – Samba a Dois

A canção “Samba a Dois” é da autoria de Jacinta (composição) e Joana Gil (letra).

Jacinta e Joana Gil trabalham juntas há 15 anos e estão sempre à procura de novos desafios.

Este desafio de cantarem juntas uma canção que ambas fizeram, num ambiente acústico, só acompanhadas à guitarra, revela um ambiente musical orgânico, sem grande pós-produção.

“Samba a Dois”, single que também dará nome ao EP que sairá em breve, tem como mote o conceito de “Diferença e Repetição” de Deleuze.

Esta teoria filosófica, utilizada por artistas e performers no mundo inteiro, demonstra que através da aplicação de intensidade se consegue fazer nascer o “novo”, ou seja, criar a diferença através da repetição.

Este é um exercício que, por exemplo, Chet Baker fez ao gravar muitas vezes os mesmos temas, impelido pela necessidade de uma interpretação intensa que o levasse para caminhos diferentes.

“Samba a Dois” nasceu como tema de jazz, sem letra, cujo foco era a angularidade melódico-harmónica da sua estrutura, ampliada pela simplicidade e crueza, características de um tema de jazz, numa ausência de arranjo. Em 2021 teve uma adaptação para canção, com letra e ainda num formato de música eletrónica.

Nesta nova versão acústica, ganha uma toada de Samba – uma criação totalmente nova – sendo esta a terceira versão ou “repetição” da canção, todas elas com ambientes sonoros drasticamente diferentes, na tal “criação do novo” …

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

TWITTER
Visit Us
Follow Me
LinkedIn
Share
YouTube
Instagram
RSS
EMAIL