Gorgoroth – “AD MAJOREM SATHANAS GLORIAM”

Nota Inside: 18/20

Regain Records 2006 www.gorgoroth.org

Os Gorgoroth são um dos últimos porta estandartes do chamado “True Norwegian Black-Metal”, movimento que teve o seu auge em meados dos anos 90, e do qual faziam parte Mayhem, Darkthrone, Burzum, Carpathian Forest, Emperor, estes Gorgoroth e outros colectivos menos expressivos. O género apostava em conciliar música extrema a uma imagem agressiva de rótulo satanista. Após alguns eventos menos felizes como a morte de Euronymous membro dos Mayhem às mãos de Varg Vikernes dos Burzum, passando pela destruição de várias igrejas norueguesas, este género regressou ao underground e de onde, segundo muitos, nunca deveria ter saído.
Dos álbuns mais representativos da época, “De Mysteriis Dom Sathanas” dos Mayhem, “Ablaze In The Northern Sky” dos Darkhrone” e “In The Nightside Eclipse” dos Emperor, são pérolas que devem figurar na discografia de qualquer adepto das sonoridades mais extremas do metal.
Os Gorgoroth tiveram em “Destroyer” um clássico do género embora sem a importância ou representatividade dos acima mencionados.
Será então no mínimo curioso que só agora o colectivo liderado por Gaahl e King (este último, entretanto deixou a banda) edite agora um álbum que promete ser uma referência de um género cada vez mais em desuso. Um registo que sucede a “Twilight Of The Idols” que já tentara recuperar o misticismo da época do estilo a que os Gorgoroth sempre estiveram associados.
“Ad Majorem Sathanas Gloriam” é um disco de black-metal directo, incisivo e sem floreados de qualquer espécie. A sonoridade é fria, agressiva, crua, mas sólida o quanto baste. Não se destacam temas, embora “Wound by Wound”, “Carving a Giant” e “Sign of an Open Eye” sejam objectos de sucessivos “replays”. Um must para amantes de metal extremo e uma referência obrigatória para quem desejar experimentar e conhecer melhor a época áurea do black-metal norueguês.

Autor: Paulo Figueiredo