Joana Alegre na Final do Festival da Canção 2021
Joana Alegre, cantautora de Indie Folk / Baroque Pop, desde cedo percebeu que a música e a poesia fariam inevitavelmente parte da sua vida. Estudou na Academia Duarte Costa, no Hot Club de Portugal, e posteriormente na Escola de Verão Veneto Jazz, organizada em Itália pela New School For Jazz and Contemporary Music (Universidade de Nova Iorque). Seguiu-se uma temporada em Nova Iorque, onde aprendeu e colaborou com grandes referências do Jazz Contemporâneo.
A sua primeira colaboração enquanto vocalista foi com a produtora Joana de Melo, dando voz ao seu tema “Tribute to M”, o qual viria a alcançar o quarto lugar na competição mundial Billboard World Songwriting Contest de 2008. Mais tarde, em 2010, apresentou-se como lead singer e letrista nos “The Pulse”, com álbum homónimo.
Desde então, tem desenvolvido uma série de parcerias e colaborações com músicos de renome do jazz e da pop nacionais, entre os quais Mikkel Solnado com quem faria o conhecido dueto “E Agora?” e que viria a produzir o seu primeiro disco, “Joan & The White Harts”, álbum conceptual com o qual foi cantautora semifinalista no International Songwriting contest em 2016 e em 2019.
Foi finalista do The Voice Portugal 2019/20, onde encantou os jurados e o público com vários temas, entre os quais se pode destacar a sua mágica interpretação de “Jenny Of Oldstones”, versão que rapidamente ultrapassou o meio milhão de visualizações no Youtube. Conquistou o terceiro lugar com o voto do público.
Recentemente compôs e produziu dois temas para o filme “Big vs Small”, vencedor do SAL | Surf At Lisbon Film Fest, no Cinema São Jorge, uma produção finlandesa sobre Joana Andrade, a única surfista portuguesa a desafiar as ondas gigantes da Nazaré.
Actualmente Joana Alegre está a gravar o seu segundo álbum de originais com produção de Luísa Sobral (também produtora de “Joana do Mar”). Ao seu lado na gravação do tema estiveram também Emiliana Silva, Sara Fidalgo, Mário Delgado, Vicente Palma, Nuno Gonzalez e Carlos Miguel. A canção conta ainda com a mistura e masterização de Rui Guerreiro.
A grande final terá lugar no próximo sábado, 6 de Março, na RTP e as votações estão abertas a partir de agora.
Joana Alegre, com o tema “Joana do Mar”, é finalista do Festival da Canção 2021 que se realizará no próximo sábado, dia 6 de Março, com transmissão em directo na RTP1.
“Quis trazer-vos uma canção sobre o momento em que estou na vida, com força vital e alegria de ser, desafiando-me a cantar a minha identidade para mais uma vez descobrir que há quem queira ouvir a minha música, e que maravilha saber que somos cada vez mais nesta caminhada! Grata e honrada por estar nesta festa, poder viver esta camaradagem, conhecer e conviver com tantos músicos e intérpretes incríveis, neste pedaço da nossa história a contrastar com um momento tão duro para todos nós. Estou muito feliz e rodeada de gente boa que me enche o coração e dá sentido a quem sou e ao que faço!” escreveu Joana Alegre, aproveitando para agradecer a todos aqueles que votaram na sua canção e que passaram a palavra.
Ao seu lado nesta final da edição do Festival da Canção 2021 estarão Karetus e Romeu Bairos, Fábia Maia, Valéria, Sara Afonso, Pedro Gonçalves, Eu.Clides, Neev, Carolina Deslandes e The Black Mamba.