John Lennon em acústico

A lenda em acústico

Não escondo a minha admiração pelos intimistas ou até mesmo pelos simplistas que conseguem cantar à capella sem rede que não seja o seu próprio talento.

E nesse aspecto, mais que os Beatles, mais que toda a fama inusitada que conseguiu enquanto letrista ou intérprete, só agora descobri um álbum já lançado em 2004, mas que é uma preciosidade: O Acústico de John Lennon.

Aqui, o artista, apresenta-se a só com a sua guitarra e desgarra acordes simples e a sua voz. Só. E este só é o muito nos que cativa e o tudo que nos prende o ouvido. “Working class Hero” para quem já viu o clip está uma obra prima, e tudo tão simples: uma letra que é um hino à verdade secundada apenas por um ostinato de um lá menor e um sol ocasional. E com dois acordes apenas se constrói arte. Não está ao alcance de qualquer um.

E continua adentro por “Love”, ou pela miniatura “Woman is the nigger of the world”. Pérolas de um estilo dificil de imitar que merece que facilmente se tenha tornado lenda. Que continua viva no coração de todos nós. “Imagine”, claro continuo a recomendar a versão ao piano, tal como “Jealous Guy”. Aqui a guitarra não lhe faz juz. Mas quem quiser um Lennon crú e no seu melhor, este álbum compensa.

Autor: Tiago Videira