“Luz de Presença” selecionado para Berlinale (Festival de Cinema d​​e Berlim)

Luz de Presença”, o mais recente filme de Diogo Costa Amarante, foi selecionado para a secção Berlinale Shorts da 71ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, que será lançada com um evento da indústria, em formato online, e apresentada apenas a profissionais da área e imprensa, de 1 a 5 de março e, presencialmente, para o público em geral, entre 9 e 20 de junho de 2021. 

A curta-metragem, que tem em Berlim a sua estreia mundial, centra-se no desgosto amoroso de Gonçalo, um homem que, numa noite chuvosa, sai de casa para entregar uma carta a alguém que o abandonou. Pelo caminho, numa esquina, cruza-se com uma mulher que o avisa para ter atenção à estrada, que o piso está escorregadio. O homem cai da sua mota e assim conhece Diana.
O filme tem direção de fotografia de Jorge Quintela e conta com a participação dos atores Diana Neves Silva, João Castro, Gustavo Sumpta e Luís Miguel Cintra, sendo promovido e distribuído pela Agência da Curta Metragem.

Diogo Costa Amarante regressa assim à Berlinale, onde a sua obra anterior, “
Cidade Pequena” (2016), um filme sobre a tomada de consciência da morte por parte de uma criança, interpretada pelo sobrinho do realizador, arrecadou o Urso de Ouro para Melhor Curta-Metragem Internacional.

A Berlinale é um dos mais prestigiados festivais internacionais de Cinema. Criado em 1951, foi moldado pelo período do pós-guerra e pela divisão da cidade de Berlim, desenvolvendo-se enquanto plataforma intercultural para a exploração cinemática de temáticas sociais. Além de ser considerado um dos festivais mais políticos do panorama internacional, o Festival Internacional de Cinema de Berlim é, também, na sua pluralidade, um espaço de convergência entre as grandes estrelas de cinema, a experimentação formal e a descoberta de novos talentos. 

A presente edição decorrerá online, com o 
European Film Market & Co-Production MarketBerlinale Talents e World Cinema Fund, de 1 a 5 de março; e presencialmente, com exibições no cinema e ao ar livre, entre 9 e 20 de  junho de 2021.

Citações
Diogo Costa Amarante (realizador):
“A apresentação do filme na Berlinale deixou toda a equipa muito feliz por ver o seu trabalho reconhecido. Pessoalmente, congratulo-me por voltar a um festival que sempre acolheu muito bem o meu trabalho. Fica a expectativa de que o festival possa acontecer no verão para que este novo filme chegue, nas melhores condições, ao público fiel e generoso que a secção de curtas da Berlinale conquistou ao longo dos seus 71 anos de existência.”

Biografia

Diogo Costa Amarante nasceu em Portugal onde se licenciou em Direito pela Universidade de Coimbra. Estagiou em Lisboa, mas pelo caminho ganhou uma bolsa Ibermedia para estudar Cinema Documentário e Cinematografia na Escola Superior de Cinema da Catalunha. Aí realizou o seu primeiro filme Jumate / Jumate (2008) que, entre outros galardões, recebeu o prémio de melhor documentário espanhol no Festival Internacional de Cinema Documentário de Madrid 08. Em 2009, realizou o segundo filme Em Janeiro, talvez (2009), que recebeu igualmente o prémio de melhor documentário espanhol no Documenta Madrid 09. As Rosas Brancas (2014), foi o filme pré-tese do Master of Fine Arts em realização e produção cinematográfica, que concluiu na New York University / Tisch School of the Arts como bolseiro Fulbright. Este filme estreou na 64ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim como candidato ao Urso de Ouro de Melhor Curta-Metragem Internacional. Circulou por vários festivais internacionais e acabou por ser premiado no Festival Européen du Film Court de Brest/ França. Cidade Pequena (2016) estreou na 67ª edição do Festival de Berlim e ganhou o Urso de Ouro para Melhor Curta-Metragem Internacional.