Mannie – Entrevista à nadadora Mannie Ng, atleta de alta competição

Mannie Ng atleta de alta competição26 de Junho de 2007

Mannie Ng, cujo nome é uma referência nacional no âmbito do Desporto Adaptado, nomeadamente natação para pessoas portadoras de Síndrome de Down, em entrevista ao Inside falou do seu desempenho desportivo nos Campeonatos do Mundo que decorreram em Limerick, Irlanda em 2006, onde arrecadou uma medalha de prata e duas de bronze.

Filha de mãe portuguesa e de pai chinês, Mannie de Fátima Ng, uma jovem simpática e comunicativa, nasceu no Brasil há 25 anos e ali viveu parte da sua infância. Por ser portadora de Síndrome de Down, com apenas três meses começou a fazer hidroterapia. Aos dois anos iniciou as aulas de natação na Escola “Bem-me-Quer” no Itaim em São Paulo.
Em Portugal, seu percurso escolar passou pelo Externato “As Escravas do Sagrado Coração de Jesus ” e pela “APPACDM” de Lisboa, onde fez o curso de Formação Profissional na área de Empregados de Refeitório.
Faz parte da equipa de natação do Colégio “Os Salesianos” que a tem apoiado nestes anos todos. Aos 6anos de idade inicia os treinos diários de natação e desde os seus 14 anos participa em competições.
Como atleta federada da “ANDDEM”, em Setembro de 2006 participou nos Campeonatos do Mundo de Natação, na Universidade de Limerick, na Irlanda.
Mannie teve uma prestação exemplar, arrecadando uma medalha de prata (50m Costas), duas medalhas de bronze (200m Costas e 200m Bruços), dois quartos lugares (100m Bruços e 100m Estilos), um quinto (100m Costas), um sexto (50m Bruços) e um sétimo lugar (100m Estilos). A juntar a isto, Mannie conseguiu o feito de quebrar dois recordes nacionais que já eram seus: 100m Estilos- melhorou 3 segundos e 200m Costas – melhorou 6 segundos.
A competição reuniu mais de 300 atletas de dez Delegações oriundas de todo mundo.
Sendo a melhor referência nacional neste desporto, Mannie está agora a se preparar para o próximo Campeonato do Mundo que se realiza em Portugal, no Algarve em 2008.

Inside- Olá Mannie! Quantos anos tem?
Mannie- Tenho 25 anos.

Inside- Lembra-se do tempo que vivia em São Paulo?
Mannie -Lembro, lembro…Foi lá que eu aprendi a nadar

Inside- Quer falar sobre as suas lembranças?
Mannie- Lembro-me do prédio onde ficava a piscina. Havia futebol, basquete, boliche, ténis de mesa. Também havia lojas de roupa. Eu gostava principalmente da piscina e dos amigos que fiz lá.

Inside- O que sente quando está a nadar?
Mannie- Sinto-me realizada e feliz.

Inside- Antes da competição fica nervosa?
Mannie- Nervosa nunca, mas quero que comece logo…

Inside- Quem é o seu treinador?
Mannie- É Sr. David.

Inside- O treinador dá alguma orientação antes da competição?
Mannie- Sim, fala para comer bem e dormir bem.

Inside- Onde e como foi o Campeonato do Mundo de Natação?
Mannie – Foi em Limerick na Irlanda, ganhei três medalhas; ganhei porque gosto de nadar.; prefiro mariposa, mas costas também gosto porque nado depressa; de bruços eu sinto mexer na água; crown quero nadar depressa, mas às vezes esqueço os pés em casa.
Também já fui à Suécia, ganhei medalhas, fiz amigos lá.

Inside- Você pratica mais algum desporto?
Mannie- Faço musculação no Colégio dos Salesianos.

Inside- Você trabalha?
Mannie- Eu tenho um emprego no Refeitório da Faculdade de Agronomia.

Inside- Fala-me do seu emprego…
Mannie- Eu tiro a loiça, limpo as mesas; levo o tabuleiro cheio de loiça e dou para a minha amiga Idalina que põe na máquina e arruma a loiça.
Tiro cafés: um café, dois cafés, três cafés ,quatro cafés…
Eu gosto de trabalhar lá. A vida é boa!

Inside- Quais são os seus planos para o futuro?
Mannie- Quero fazer os meus treinos, tenho que preparar o campeonato.
O meu plano é ser feliz ,correr e saltar…

Alcione Scarpin

Autor: Alcione Scarpin