Dream Theater no Porto

Os Deuses devem estar loucos !…

Mais uma noite de total espanto com a vinda dos mestres do metal progressivo a Portugal. O Inside esteve na primeira fila.

Depois da última vinda a Portugal há 3 anos (na altura do lançamento de «Train of Thought), os Dream Theater regressaram, na sequência da sua Chaos Tour , ao Coliseu do Porto mais uma vez na passada quarta-feira.

Apesar de ser teoricamente uma apresentação do seu recente álbum saído ainda este mês Systematic Chaos, os fans puderam ouvir esta magnifica banda interpretar temas maioritariamente do seu álbum Metropolis Pt II (o espectáculo começou com a Overture 1928 e Strange Deja Vu.

Com uma nova aparência em termos de material (o teclista Jordan Rudess mudou de sintetizador abandonando a Kurzweill para a Korg – de notar que Rudess acrescentou ao seu gigantesco set um Mellotron que nos maravilhou com uma pequena apresentação solo na «Dark Eternal Night» do último álbum.

Mike Portnoy por sua vez, o reconhecido virtuoso de bateria, que nos habituou já à sua técnica sem limites, com um drum set enorme (de relembrar a «pink monster» desde o álbum Falling into Infinity), desta vez surgiu-nos com uma Tama totalmente em acrílico, cuja transparência permitia uns óptimos efeitos de luz, e também permitindo ao público ver a performance total de Mike Portnoy.

Maioritariamente temas do Metropolis Pt II, no encore não pudemos deixar de ouvir a mítica «Pull Me Under» que encerrou as duas horas de concerto non-stop.
Um grande concerto; um grande álbum (dos mais aclamados pela crítica internacional). O INSIDE teve a oportunidade de entrevistar Jordan Rudess que estará online brevemente.
Iremos ainda colocar algumas das muitas fotografias deste grande concerto.

O INSIDE deseja grande sucesso para uma banda que consegue cativar um Coliseu completamente esgotado, com uma energia cada vez mais intensa. Um excelente espectáculo, ficamos todos à espera do próximo, que poderá até acontecer ainda este ano…

Fotos: Nuno Barbosa

Autor: Paulo Cardoso Ribeiro