O GAJO APRESENTA A CAPA DE “SUBTERRÂNEOS”, ILUSTRADA PELO ARTISTA PLÁSTICO MUTES
NOVO DISCO É EDITADO A 15 DE MARÇO PELA RASTILHO RECORDS
O Gajo apresenta a capa para o seu 3.º disco “Subterrâneos“, a ser editado a 15 de março. Esta capa tem por base uma pintura da autoria do artista plástico de Arcos de Valdevez, Mutes.
O nome “Subterrâneos” surge como fonte de onde todo este disco germina.
Segundo João Morais, O Gajo, “o confinamento obrigou a uma menor relação com os outros e a uma maior proximidade com o nosso eu interior. Por fora somos o que queremos que os outros vejam, mas é por dentro que está o que verdadeiramente somos e isso nem sempre é um bom reflexo”.
Neste contexto, o músico explica que “a pintura que faz capa deste disco é da autoria do artista Mutes e mostra uma série de figuras disformes que representam essa imagem subterrânea que pode ser a de cada um de nós“.
Mutes conta já com um grande percurso artístico, com mais de 200 exposições por todo o mundo e um Art Prize Picasso no Museu do Louvre em Paris em 2016.
O encontro de Mutes com O Gajo acontece pela primeira vez num concerto no espaço Damas em Lisboa e depois de conhecer melhor o portfólio do artista, O Gajo decide pedir a Mutes para usar uma das suas pinturas na capa do novo disco.
A obra chama-se “Em marcha de escarlate” (acrílico sobre tela) e é original de 2017.
Mutes e O Gajo com a ilustração que faz a capa de “Subterrâneos”.
“Electro Santa” primeio single de avanço:
“Electro Santa” é o primeiro tema de avanço do novo disco “Subterrâneos“, apoiado pelo Fundo Cultural do Ministério da Cultura.
Depois de “Longe do Chão” (2017) e do quádruplo EP “As 4 Estações do Gajo (2019), “Subterrâneos” é o 3.º disco de originais a lançar por João Morais // O Gajo e representa uma nova abordagem ao seu trabalho orientado pela primeira vez para o formato trio.
Com Carlos Barretto no Contrabaixo e José Salgueiro na Percussão, surgem composições mais arrojadas que transportam a Viola Campaniça para novos e mais ambiciosos territórios. O resultado é sempre surpreendente e inovador conferindo novas potencialidades musicais a este cordofone tradicional.
O disco “Subterrâneos” já se encontra em pré-venda no site oficial da Rastilho Records (www.rastilhorecords.com).
Foto de Jorge Buco