Inauguração online a 25 de fevereiro Escola das Artes apresenta instalação sonora de Pedro Tudela

“Partituras & Objectos”, que contará com uma visita virtual, foi desenvolvida em colaboração com alunos de mestrado e doutoramento

 A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, prepara-se para lançar uma nova exposição. Resultado do trabalho do artista Pedro Tudela, realizado durante 2020, em colaboração com alunos do mestrado em Som e Imagem e do doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes da Escola, “Partituras & Objectos” parte da sonificação de objetos quotidianos, convertidos em instrumentos que interpretam partituras para composições sonoras. Dada a atual situação pandémica, a instalação sonora contará com uma inauguração online, marcada para 25 de fevereiro, às 18h30, momento que possibilita uma visita virtual à exposição e, ainda, uma conversa com o artista e com o curador, João Silvério.

Assim que o contexto o permita, a instalação imersiva, que conta com 16 canais áudio e que decorrerá até 26 de março, poderá ser visitada na Sala de Exposições da Escola das Artes. O lançamento de “Partituras & Objectos” coincide com a sessão inaugural do programa de Aulas Abertas 2021 da Escola das Artes, que contará com uma apresentação intitulada “A Ambiência é uma Realidade Material” do curador e ensaísta Delfim Sardo. O programa, inteiramente dedicado ao som como ferramenta de construção de mundo na Política, Filosofia, Geografia, Engenharia, Poesia, Ecologia e Arte, reúne um grupo de convidados, entre artistas, investigadores e performers, de diferentes contextos e geografias, com o objetivo de explorar um perfil transversal do som como instrumento funcional na cultura contemporânea. Mais informações sobre a instalação sonora “Partituras & Objectos”