RE: IMAGINAR BANDA MONTE CARA B.LEZA | 27 MAIO | 19H

O QUE EU ANDO A OUVIR, por Jorge Araújo no Expresso Curto de 20 maio

A noite africana tinha um nome: Monte Cara. Nos anos 80, em Lisboa, todas as madrugadas iam dar à Rua do Sol ao Rato, morada do espaço criado por Bana, o reconhecido rei da música de Cabo Verde.

Com restaurante e discoteca, o Monte Cara fazia as delícias de quem ali acorria para matar saudades de África ou simplesmente ouvir boa música.

Rui Reininho, Rui Veloso e Vitorino faziam parte dos clientes da casa. Tito Paris, Toy Vieira, Paulino Vieira e Lionel Almeida foram alguns dos músicos que tornaram mítico aquele palco. Que ali cresceram.

O Monte Cara de Lisboa tinha honras no mapa europeu da diáspora africana. Quase todos os voos de regresso a África partiam de Lisboa e eram muitos os que enganavam a escala, por entre mornas e coladeiras, na “casa” de Bana.

As portas do Monte Cara, que chegou a ser Enclave, fecharam há muito. Mas o espírito permanece vivo.

E é, por isso, que Alcides Nascimento, um dos filhos de Bana, lança agora o projeto Re:Imaginar Banda Monte Cara. Com o sonho de documentar o passado e dar ritmo ao futuro, foi lançada uma campanha de crowdfunding: https://ppl.pt/montecara#campanha

RE: IMAGINAR BANDA MONTE CARA  :: B. LEZA | 27 MAIO | 19H
Preço de bilhetes 8€
à venda: Ticketline

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *