RUI REININHO EDITA “20.000 ÉGUAS SUBMARINAS” NAS PLATAFORMAS DIGITAIS A 11 DE JUNHO

EDIÇÃO EM VINIL É EDITADA A 17 DE JULHO E JÁ SE ENCONTRA EM PRÉ-VENDA NA FNAC

“20.000 Éguas Submarinas” é o título do disco que será editado em todas as plataformas digitais a 11 de junho com o selo Turbina e expõe Rui Reininho ao cume da sua essência.

A edição em vinil de “20.000 Éguas Submarinas” será editada a 17 de julho e já se encontra em pré-venda na FNAC Portugal.

Rui Reininho tem tanto de próprio como de não comum, seja entre os vivos, como entre as lembranças dos mortos que nos marcaram. Depois do famigerado “Companhia das Índias” (2008),  o músico assume um percurso mais experimental com “20.000 Éguas Submarinas”, o novo disco que chega em breve às nossas mãos sedentas. “Animais Errantes” foi a primeira paragem desta viagem que Rui Reininho nos convida a fazer com esta obra.

Produzido por Paulo Borges, juntos congeminaram uma viagem que durante dois anos os levou pelos confins dos mares já dantes navegados, a passo, trote, galope, mariposa e voo, como escape de corais profundos, mas não tão fundos quanto o exercício de libertação que em breve será revelado.

Este percurso de dois anos que culmina no disco “20.000 Éguas Submarinas“, ficou registado em documentário (“making of”) realizado por Bernardo EstevesRicardo Pesqueira e Rui Garcia da Costa e produzido pela Moonwalk Productions. Hoje apresentamos o teaser deste documentário que serve também de carta de apresentação do disco:

Para além de Rui Reininho (vozes, gongos, taças e percussões) e Paulo Borges (piano, sintetizadores, programações e guitarras), “20.000 Éguas Submarinas” conta com a luxuosa participação de Alexandre Soares (Três,Tristes,TigresOsso Vaidoso), Pedro JóiaTiago MaiaEduardo LálaRuca RebordãoMoisés FernandesDaniel Salomé e Jacomina Kistemaker, grande referência para o disco.

Gravado entre 2018 e 2020 na LastStep Studio (Almada), por Filipe Trigo, Renato Grilo e Paulo Borges, “20.000 Éguas Submarinas” foi misturado por Francisco Grilo, com assistência de Filipe Trigo, e masterizado por Miguel Pinheiro Marques (ARDA Recorders), garantindo portentosas ondas sonoras, que se apresentam vestidas por uma capa concebida pela EVOLI, a partir de uma pintura de Jorge Curval chamada Sub Ma Iris.

“Ao vir à superfície, encontrei o Paulo Borges contido em anos de interpretações alheias e perguntei-lhe, como numa ilha solitária, o que queria criar; saiu-nos um arquipélago provavelmente um dos Açores que já nos sobrevoava com os sons marítimos, o fracasso das ondas nos rochedos e o marulhar crustáceo dos músculos dos ‘Animais Errantes’, que respeitamos.”

Rui Reininho

Lado A:

1. Ressonância Magnífica
2. Namastea
3. Tan Tan no Tibet
4. Turafões
5. Enfado Vegetariano
6. Ao Lado d’Almada

Lado B:

07.Animais Errantes
08. Aqua Regia
09. Hidrofone
10. Palmas
11. Fartos do Mar
12. …The Sea…

 

DIGRESSÃO 20.000 ÉGUAS SUBMARINAS

26 de Junho
ALESTE (Funchal / Madeira)

10 de Julho
Jardins Efémeros (Viseu)

18 de Julho
Feira do Livro (Porto)
Jardins do Palácio de Cristal

10 de Setembro
Culturgest (Lisboa)

11 de Setembro
gnration (Braga)

17 de Setembro
Auditório CCOP (Porto)

Mais datas a anunciar em breve…

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *