THE CULT EM LISBOA
O REVIVALISMO DA DÉCADA DE 80
Foi no dia 25 de Setembro, no Coliseu dos Recreios, que os CULT aliados à sua Tourné vieram dar-nos o ar da sua graça.
Às nove horas a Plateia estava quase repleta, o concerto estava marcado para as 9 e um quarto, sem banda suporte. Dentro do recinto vendia-se merchandising da banda. Ouvi “ China town” do David Bowie, e lembrou-me as minhas noites de Bairro Alto, onde Tudo era desmedido. A Antena3 assegurou o som, sem apagar as conversas, a animar os estados de espírito.
Muito preto, muitas tatuagens, muitos góticos, alguns punks, alguns metálicos, muitos rockeiros.
Às 21 e 25 já se dispunham os instrumentos, e ouviam-se os acordes de guitarra.
Às 20 para as 10 apareçe no écran um índio,com uma tez triste, uma imagem que faz parte do álbum de 85 .A plateia e o primeiro anel estavam repletas, começou o concerto.
Grande revivalismo dos anos oitenta; os jogos de luz e o show de IAN aliado aos seus músicos, fizeram vibrar toda a audiência.
Os Ingleses regressaram ao nosso país para assediar os Portugueses e marcar a sua existência já de duas décadas. O público participou muito e quando o guitarrista DUFFY fazia solos, era aclamado ao rubro.
Pode-se dizer que o Coliseu virou culto naquela noite; as musicas “Rain”, “Hellow Man” e “She Sells Sanctuary” foram as que mais se identificaram com o público.
Foram 2 horas de concerto, e a audiência não queria sair dali. O concerto acabou com “Love Removal Machine”.Bem hajam, “Estão ainda muito no ponto, para continuar a sua carreira”.
As músicas tocadas no concerto foram as seguintes: Nirvana, Big Neon Glitter, Love, Brother Wolf, Sister Moon, Rain, Phoenix, Hollow Man, Revolution, She Sells Sanctuary, Black Angel, Electric Ocean, Wildflower, Sun King, Rise, Dirty Little Rockstar, Fire Woman, Love Removal Machine.
Até à próxima Cult.
Para terminar queremos agradecer à Promotora Porto Eventos pela possibilidade da reportagem escrita, mas mostrar também o nosso desagrado pela proibição por parte da banda ao não deixar a imprensa fotografar o concerto! O Pior foi mesmo que esta proibição que só aconteceu no próprio dia do concerto!
Enfim, vá-se entender!…
TEXTO: ILDA PIRES
FOTOS: www.the-cult.com
Autor: ILDA PIRES