THOM YORKE – THE ERASER

Thom Yorke, o famoso vocalista da banda de rock alternativo Radiohead, lançou um álbum a solo verdadeiramente surpreendente.

Após quase três anos de espera, desde “Hail to the Thief” em 2003, os fãs de Radiohead podem agora deliciar-se com a nova criação de Thom Yorke. Isto porque fique desde já sublinhado: o que ressalva deste disco é que, a banda faz falta para a construção da sonoridade instrumental a que estamos habituados, mas Thom Yorke pode sobreviver sem ela.

Na realidade este disco promete um mundo muito próprio de Yorke, na sequência dos álbuns siameses Kid A e Amnesiac, mas com o seu cunho muito pessoal de experimentalismo. Batidas quase minimalistas electrónicas vão sendo amplificadas e entrecruzadas enquanto os sintetizadores se vão enleando num rendilhado constante provocando uma atmosfera algo irreal e pouco convidativa a entrar.

E é isso mesmo que este álbum nos diz: aqui está o meu mundo, mas não entrem. Fiquem à porta e espreitem pela fechadura e vejam o que preparei para vós.

A loucura de Yorke traduz-se assim numa ficção idealizada num todo, do qual me permito destacar “Black Swan”, que talvez seja aquela canção que mais facilmente pudesse passar por um single comercial de Radiohead disfarçado. No entanto, quem quiser descobrir as flutuações legítimas deste rapaz esvoaçante terá mesmo de se perder em “Atoms for peace”, o coração e motor, sem dúvida, deste álbum.

http://musicologo.blogspot.com

Autor: Tiago Videira