YANN TIERSEN & SHANNON WRIGHT

UMA PÉROLA DE PARCERIA

Já está nos escaparates provavelmente o álbum surpresa deste Outono. Depois do recente lançamento de “les Retrouvailles”, Yann surpreende e aparece precocemente de novo no mercado com um trabalho de parceria.

Escrito, composto e gravado em apenas vinte dias, este disco, apresenta-nos dez canções nas quais o já reconhecido talento de Yann é posto à prova na cumplicidade da quase desconhecida Shannon Wright. Ela é a voz que Tiersen não consegue dar.

O estilo de piano minimalista, uma balada encantatória que nos atira para a mais profunda melancolia é abraçado por uma voz crua e semi desengonçada por vezes lembrando-nos registos como os de uma longínqua Beth Gibbons. Isso observa-se em faixas como “Ways to make you see”.

Já outras como “Dried Sea” ou “While you sleep”, levam-nos a um registo de quase rock, abstraindo-nos por completo e fazendo insurgir uma raiva interior de difícil explicação.

Porque este álbum é isso mesmo: um produto do momento, uma leveza da alma de difícil explicação mas que funciona sem sabermos muito bem porquê. Merecia uma melhor capa sem dúvida. Recomendado aos fans de Tiersen, e aos sonhadores que gostem de passar horas a olhar para uma janela a ver o passado.

http://musicologo.blogspot.com

Autor: Tiago Videira