Cine Atlântico

Mostra de Cinema Português Contemporâneo 31 de outubro a 3 de novembro | Recreio dos Artistas

 

 

Nos próximos dias 31 de outubro a 3 de novembro, o Cine-Clube da Ilha Terceira volta a realizar mais uma Mostra de Cinema Português Contemporâneo no âmbito do seu projeto Cine Atlântico.

Ao longo de quatro dia vão ser exibidos oito dos mais recentes filmes portugueses, que têm estado presentes e conquistado prémios nos mais significativos festivais internacionais, entre eles o filme “Variações”, o filme mais visto do ano.

Esta é a quarta edição da Mostra de Cinema Português levada a efeito pelo Cine-Clube da Ilha Terceira, que tem dado a conhecer aos público cinéfilo terceirense o que de melhor tem sido realizado nos últimos anos em Portugal.

Este ano a programação integra uma conferência sobre o tema Agustina Bessa-Luís e o Cinema, que antecederá a exibição do filme a “Portuguesa”, que contou com diálogos escritos por esta insigne figura da Literatura Portuguesa. O Cine-Clube da Ilha Terceira presta, deste modo, um tributo a Agustina Bessa-Luís, recentemente falecida.

Outros filmes selecionados são o “Mar”, de Margarida Gil, “Diamantino”, de Gabriel Abrantes e Daniel Shmidt, “Linhas Tortas”, de Rita Nunes, “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”, de João Salaviza e Renée Nader Messora, “Snu”, de Patrícia Sequeira, e “A Herdade”, de Tiago Guedes.

Com programação do crítico e realizador de cinema José Vieira Mendes, esta Mostra terá lugar na sala de cinema da Recreio dos Artistas e conta com o apoio do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional da Cultura, a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Câmara Municipal da Praia da Vitória, Junta de Freguesia da Sé, Associação Cultural Burra de Milho, ClubAuto e, como food partner, o Pirata – Gastropub.

Recorda-se que o Cine-Clube da Ilha Terceira tem diligenciado junto das entidades oficiais para a concessão de apoios tendo em vista a realização de um festival internacional de cinema, com competição, a decorrer em várias ilhas dos Açores, sem que até ao momento tenha obtido o necessário empenho e financiamento por parte do Governo dos Açores.