Mogwai Ao vivo em Portugal

Os idolatrados Mogwai actuam dia 5 de Fevereiro, na Aula Magna, onde nos vão fazer sonhar com doses massivas de Post-Rock. A banda escocesa vem apresentar o novo e, mais uma vez, aclamado álbum, “The Hawk Is Howling”.

Os prolíficos, Mogwai, juntaram-se em 1995, na bela cidade de Glasgow. De lá para cá editaram seis álbuns de estúdio, três compilações, nove EP’s, dez singles, um álbum de remisturas e uma banda sonora.

Guitarras distorcidas, em longos devaneios, baixos melódicos e baterias vigorosas, acompanhadas de poucas ou nenhumas vozes, são os ingredientes principais do Post-Rock dos Mogwai, que se inspira em bandas como My Bloody Valentine ou The Jesus & Mary Chain.

Quando editaram o álbum de estreia, “Mogwai Young Team”, em 1997, foram alvo de reconhecimento imediato por parte da crítica especializada, com a conceituada Pitchfork a classificar o álbum com 9.7/10, considerando-o ainda como um dos melhores do ano.

Em Setembro deste ano, chegou “The Hawk is Howling” o sexto longa-duração dos Mogwai, que nos mostra uma banda no auge da sua criatividade artística.

O novo álbum sucedeu a “Mr Beast”, de 2006, o maior sucesso dos escoceses até à data – graças a temas como “Travel is Dangerous”, uma das poucas músicas com vozes na carreira dos Mogwai.

Autor: Paulo Cardoso Ribeiro