SHADOWSPHERE: CORAÇÕES INFERNAIS

SHADOWSPHERE Oriundos do Seixal e formados em Outubro de 2000, os Shadowsphere, hoje compostos pelo guitarrista Luis Goulão, André Silva na bateria, Paulo Gonçalves nas vozes e Rui Neves no Baixo, são uma das propostas mais interessantes no panorama metaleiro português. A comprovar está o recente álbum “Hellbound Heart”, um excelente registo, que marca definitivamente o território do conjunto liderado por Luís Goulão. Foi precisamente o guitarrista e um dos mentores do projecto que o Inside entrevistou.

Inside: Quais as grandes diferenças entre este “Hellbound Heart” e o anterior “Darklands”?

Luís Goulão: Bem, há algumas diferenças a apontar, a começar pela masterização e mistura a cargo do Dan Swanö, a própria sonoridade é um pouco diferente, com músicas mais pequenas e directas a fazer notar uma evolução na sonoridade da banda, a inclusão de teclados…

I: Como surgiu a colaboração com o produtor Dan Swano?

LG: Eu já tinha contactado o Dan na altura do DarkLands, mas ele não estava disponível. Desta vez tentei de novo, ele mostrou-se interessado e assim “nasceu” a sonoridade do “Hellbound”.

I: Explica-nos um pouco sobre os significados das letras? Existe alguma linha conceptual entre as músicas?

LG: Sim. A linha de “Hellbound” segue por assuntos tão “quentes” como terrorismo e pedofilia. Ao fim ao cabo as letras falam todas sobre terrorismo, mas de diferentes pontos de vista e tipos, terrorismo militar, psicológico, etc…

I: De que forma planeam promover este novo trabalho?

LG: Vamos tentar tocar o mais possível, mandar o cd para todo o lado e ver se conseguimos alguma hipotese de tocar lá fora…

I: Poderá o fenómeno do download afectar negativamente uma banda como os Shadowsphere cujo futuro depende um pouco das vendas dos exemplares de discos?

LG: Posso dizer-te que o download não nos afecta minimamente, acho até saudável para nós ter pessoal a fazer download do nosso material e espalhá-lo por esse mundo, porque aqueles que realmente gostam vão ás lojas comprar o cd…

I: Como se sentiram ao ver os Lordi a vencer o Festival da Canção, pensas que se pode atribuir algum significado especial?

LG: Acho que sim!! Para mim foi uma grande alegria até porque sou fan de Lordi, e a sua vitória só provou que o Metal está cada vez maior pelo mundo!!!!!

Autor: Paulo Figueiredo