Winehouse esteve no Rock In Rio?

Amy apresentou-se de forma degradante no Palco Mundo.

O público estava ansioso e ao rubro para ouvir Amy Winehouse. Para a ouvir cantar!Infelizmente, Amy actuou mas não cantou!Representou, sim, a figura de uma cantora perdida e com graves problemas emocionais.

Amy Winehouse foi um dos nomes mais cobiçados desta edição do Rock In Rio 2008. Talvez pelos 5 prémios arrecadados na edição dos Prémios Grammy 2008. Dado isso, a expectativa era grande para ter Amy no palco principal da Bela Vista.
Depois da actuação fernética de Ivete Sangalo, o espaço do Rock In Rio, no dia 30 de Maio, estava espectante e ansioso pela entrada de Winehouse.
Primeiro ouvimos aplausos a pedir a presença da cantora em palco mas após mais de 30 minutos de espera a paciência do público já estava nos limites. Por isso, Amy teria que “compensar” o público do Rock In Rio 2008 com uma actuação que alguns esperavam e que outros, apesar de nunca terem presenciado Amy em palco, desejavam assistir. Degradação, má performance e má interpretação foi o que público conseguiu ouvir de Winehouse. Pode mesmo dizer-se que conseguimos mais ver do que ouvir. Das raras vezes que Amy se dirigiu ao público poucos foram aqueles que perceberam o que Winehouse dizia dado o enrolar de palavras, causado pela bebida.

Quem já viu Amy ao vivo sabe que Winehouse apresenta-se como uma cantora perturbada, com graves problemas relacionados com álcool e com drogas, caracterizando-se como uma figura frágil e franzina que parece ter medo do palco e das pessoas, escondendo-se no seu vestido anos 60.
No entanto, mesmo aqueles que estão habituados a algum cambalear de Winehouse não esperavam assitir a um espectáculo tão degradante.
A preparação desta actuação parecia não ter existido. Amy mostrou-se perdida perante mais de 90 mil pessoas que olhavam para a presença daquela cantora e perguntavam, com grande insistência, “Quando é que ela vai cantar?” ou “O que é que ela está a dizer?”.

Mas como todas as heroínas, Amy Winehouse teve a sua salvação. A da banda que a acompanha e que conseguiu fazer com que o público não se sentisse tão enganado com esta actuação.
A muito custo, Winehouse conseguiu interpretar temas como “Addicted”, “Tears Dry On Their Own”, “Just Friends” e o tão esperado “Back to Black”.
Apesar da voz ser praticamente nula no Palco do Mundo, Winehouse ainda conseguiu angariar o coro do público presente com a interpretação “Back to Black”, uma das músicas que a revelou ao mundo comercial da música.
Ao fim de algum tempo em palco, Amy sentiu necessidade de se explicar perante o público ao dizer que “não deveria estar aqui mas a vontade era muita”. A roquidão e a fractura no pulso direito deixaram Winehouse ainda mais vulnerável do que o habitual.

Ao terminar, ficámos apenas com a imagem de uma actuação de alguém descontrolado emocionalmente que deixa escapar para o exterior todos os seus medos interiores, tentando camuflar tudo isto em algo escondido no decote do vestido que, disfarçadamente, era ingerido, com a ajuda de uma bebida, num copo que fez presença em toda a actuação.

Assim que Amy Winehouse deixou o Palco do Mundo, desilução foi a palavra de ordem.

Autor: Marisa Antunes